A FUNDAÇÃO » Personalidades

Sra. Maria Antonia Astengo de Barrutia

Maria Antônia Astengo de Barrutia, nasceu aos primeiros anos de 1900, pertenceu a uma família da alta burguesia de sua época. Filha de Enrique Juan Astengo y de Antônia Saint Marie, junto aos seus 6 irmãos viveram sempre em Rosário, cidade pela qual aprenderam a amar desde muito cedo. Foi membro de um grupo familiar que doou a sua cidade tudo aquilo que plantaram em vida, sendo testemunha o Lar Fundação Astengo de Alvear, estado de Santa Fé, o teatro Fundação Astengo de Rosário, generosos aportes para o desenvolvimento do teatro O Círculo, o lamentavelmente teatro Colón que foi perdido, a remodelação do Hospital Espanhol, grande aporte para a Biblioteca Argentina, assim como numerosas fundações e obras benéficas da cidade, e uma coleção de pinturas europeias que acrescentou ao acervo cultural do Museo Castagnino. Seu último desejo foi para o Hospital do Centenário, onde a traves da gestão da Fundação Ciências Médicas de Rosário, construiu, desenvolveu e equipou o Hospital de Dia dessa mesma instituição, atualmente serviço de assistência pública relevante da cidade.

Em suas palavras manuscritas expressou para esta última doação que “... esta obra que ofereço será em memória do meu pai, em homenagem ao povo rosarino, neles pensei quando tomei a decisão de oferecer-lhes este Serviço.”

¿VOCÊ QUER COLABORAR?

540341 4498353
MAIS INFORMAÇÕES

Projeto de Serviço de Nutrição

La Fundación está estudando um projeto para um novo serviço no Hospital Estadual do Centenário

AMPLIAR

Sala 6 - Unidade de Procedimentos Especiais (U.P.E.)

Brinda um novo servicio no Hospital Centenário de Metabolômica, Anantomia Patológica e Hematologia.

AMPLIAR

Projeto de Serviços de Infraestrutura de Comunicações

Rede de comunicação entre salas de cirurgia do Hospital Dia, Sala 6, Salão de multimídia e Consultório Escenário da Faculdade

AMPLIAR