Enviar URL:

Si no visualiza el código,haga click en él, para cambiarlo.

    x
  • • Su mensaje fue envído.
Obras » OBRAS EM ESTUDO

Projeto de Serviço de Nutrição

La Fundación está estudando um projeto para um novo serviço no Hospital Estadual do Centenário

Palavras do Presidente da Fundação Ciências Médicas à comunidade política, acadêmica e as forças vivas no jantar anual, realizado no dia 31 de outubro de 2015 no clube JOCKEY DE ROSARIO

A celebração de fim de ano nesses salões têm características muito especiais: há 110 anos atrás, neste mesmo cenário, Cornelio Casablanca com um grupo de vizinhos faziam a subscrição pública que teriam como resultado o Hospital Centenário e a Faculdade de Medicina.

Naqueles dias, o compromisso social das acomodadas classes superiores tinham sido colocado em demonstração em espaços públicos, como a Biblioteca Argentina, o Círculo Médico, o Círculo da Biblioteca, que em seguida evolucionariam ao teatro do Círculo, e as idéias que foram iniciadas em cidadãos comprometidos se transformavam em grandes centros sociais de crescimento cultural.

Hoje podemos dizer, como então, segue existindo em Rosario, uma população com um desejo de compromisso. A Fundação Ciências Médicas "Prof. Dr Rafael Pineda "continua trabalhando e tentando interpretar as necessidades da comunidade, apoiando as gestões do governo para construir uma sociedade melhor.

Quanto a obras realizadas e em andamento:

- Manutenção do Hospital Dia "Enrique Astengo" , se atualizaram telhados, campanhia de circulção laminar, televisões para salas de espera, portas de acesso a cirurgia, computador, cabo e Wi-Fi. Até esta data foram realizadas 80.000 práticas ambulatórias e cirúrgicas, desde a sua construção.

- Desde sua inauguração o serviço de Diálise "Federico Boglione" conta com 120 pacientes atendidos por mês e 18 transplantes renais desenvolvidas em 2015.

- Valorização da igreja São Francisco (capela), localizada dentro do recinto do Hospital Escola. Os envolventes jardins cumprem os desejos testamentários de María Antonia Astengo de Barrutia, agradecemos ao Reitor Darío Maiorana e Sr. Arcebispo de Rosario pelo apoio.

- Valorização dos jardins do hospital e monumentos: "Patio de tributos", com a colaboração da comunidade hospitalar. Apostando a resgatar as homenagens para aqueles membros da comunidade e profissionais da casa de estudos que fizeram a história do Hospital do Centenário, não com armas mas com estetoscópios.

- Serviço de Laboratório com 1000 metros quadrados para as áreas assistenciais de Metabolômica, Anatomia Patológica e Hematologia Clínica. Este foi desenvolvido por ordem do Decano e da gestão hospitalar que resultará em um melhor serviço de saúde para o Hospital.

- Foram pagas as taxas de Bibliotecas e associações para os médicos em formação. Sustento de páginas da web das cátedras. Bolsas de estudo para os enfermeiros. Manutenção de infra-estrutura, telhados e jardins. Administração de projetos de pesquisa.

O  investimento total foi  de 5.000.000 pesos.

Apoio do Governo Estadual e da Faculdade de Medicina em idéias que estão surgindo para os planos a serem trabalhado em 2016. Entre os planos, está um projeto que aproveito para comentar:

O tema é sobre a nutrição.

Não é preciso dizer que a alimentação saudável é fundamental para a manutenção de uma boa saúde e melhorar a qualidade de vida.

Apesar dos grandes esforços do governo, neste momento, uma carga significativa de doenças estão associadas a problemas de nutrição e alimentação.

A alminetação insalubre é considerada como o mais importante fator de risco em todo o mundo. Predispõe para o aparecimento de factores de risco e doenças, tais como hipertensão, níveis elevados de colesterol e as suas consequências, diabetes, alguns tipos de câncer, a osteoporose, o excesso de peso e obesidade.

Estima-se que, com a redução de 3 gramas na ingestão diária de sal, é possível evitar aproximadamente 6.000 mortes anuais no país e  cerca de 60.000 eventos cardiovasculares e cerebrovasculares por ano.

Foi explicado sobre nutrição no sentido amplo da palavra, que engloba a sua falta, o seu excesso e uso indevido. Desde a anorexia e bulimia até a obesidade mórbida. Fala-se de prevenção e promoção da saúde alimentar.

Sabemos que a Faculdade de Medicina em seu novo currículo desenvolve uma área de estudo da nutrição. Sendo a faculdade, a fonte de geração de conhecimento em medicina.

Notamos que os especialistas orientados à nutrição, como clínicos, cirurgiões, psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas etc etc, estão espalhados em diferentes serviços.

A Fundação de Ciências Médicas avalia a necessidade de desenvolver um espaço de SERVIÇO no Hospital Escola para ASSISTÊNCIA, DOCÊNCIA, INVESTIGAÇÃO e EXTENSÃO À SOCIEDADE em questões relacionadas com a nutrição e alimentação saudável.

Foi desenvolvido um projeto que abrange este objetivo. Um espaço com o marco da academia fornecido pelo Hospital Escola que pode articular em sua operação em relação às ONGs existentes de diferentes origens e múltiplos operadores através da cidade e estado.

A Fundação tem tido nestes dias a aprovação de uma das maiores empresas de alimentos do país para lançar este projeto, e já me autorizaram a  fazer este anúncio hoje à noite.

Senhores, hoje é um dia de celebração, para recompensar aqueles que o merecem, agradecendo a sociedade e suas forças vivas (vitais), o Jockey Club, a Bolsa de Comércio de Rosário e aqueles cidadãos que desde o silêncio nos ajudam, a comissão da fundação que trabalha estritamente para restaurar a seus pares humanos o que eles têm direito.

Hoje é um dia que lhes oferecemos projetos, contribuindo com um grão de areia a mais neste grande assunto que é a saúde, um direito inalienável de todos.

Escrito pelo Prof. Dr. Alberto J. Muniagurria

23 de maio de 2016.

Ele está pendente para a assinatura do projeto pelo governo estadual para começar a trabalhar nestes projetos.

¿VOCÊ QUER COLABORAR?

540341 4498353
MAIS INFORMAÇÕES

Projeto de Serviço de Nutrição

La Fundación está estudando um projeto para um novo serviço no Hospital Estadual do Centenário

AMPLIAR

Sala 6 - Unidade de Procedimentos Especiais (U.P.E.)

Brinda um novo servicio no Hospital Centenário de Metabolômica, Anantomia Patológica e Hematologia.

AMPLIAR

Projeto de Serviços de Infraestrutura de Comunicações

Rede de comunicação entre salas de cirurgia do Hospital Dia, Sala 6, Salão de multimídia e Consultório Escenário da Faculdade

AMPLIAR