Historia do Fundação
FUNDAÇÃO CIÊNCIAS MÉDICAS
APRESENTAÇÃO
Foi no começo de 1910, quando o prefeito de Rosário, Dr. Isidro Quironga, reuniu alguns vizinhos para trabalhar em idéias para festejar os cem anos da Revolucao de Maio de 1810. Rapidamente se forma uma comissão dirigida pelo Sr. Cornelio Casablanca seguido por vocais também membros da comunidade Ciro Echesortu (Segundo presidente), Casiano Casas (Terceiro Presidente), José Castagnino, Martín de Sarratea, Emílio D. Ortiz, Luis Colombo, José Garcia Gonzalez, Juan D. Quintana, Fernando E. Pesán, Ovídio Rodriguez, Eduardo I. Rosenberg, Angel Muzzio, Lisandro de la Torre, Santiago Pinasco, Guillermo Sugasti, Leopoldo Uranga y Enrique Astengo. Deste grupo de rosarinos surgiu a ideia de festejar a data construindo um hospital por subscrição pública. No dia 6 de maio de 1910 se apresentou o projeto nos salões de Jockey Club de Rosário, pelo qual o Sr. Casablanca apresenta o projeto e começa o caminho do que se tornaria o Hospital Provincial do Centenário e sucessivamente a Faculdade de Medicina. Fizeram um chamado à Comunidade, que responde com fundos para o projeto.
Foi a traves da união de forças cidadãs, com a participação de indivíduos e da comunidade, do governo nacional, provincial y municipal, os quais aportaram os terrenos para a obra. Em poucos anos, se inaugurou o Hospital do Centenário e surgiu em 1920, sob governo do Dr. Hipólito Yrigoyen (presidente da Nação) a Faculdade de Medicina, hoje, Faculdade Ciências Médicas de Rosário.
Ao passar o tempo, no dia 15 de abril de 1977 foi criada na nossa cidade, por ideia do decano Professor Dr. Juan Pablo Recagno Cepeda, a Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Rosário. O Professor Dr. Rafael M. Pineda foi o encarregado do seu desenvolvimento. No tempo transcorrido (aproximadamente 25 anos), a fundação construiu uma história enriquecida pelo esforço dos cidadãos que acompanharam e sustentaram o desenvolvimento da Faculdade de Medicina, do Hospital Provincial do Centenário e através deles, beneficiaram a comunidade rosarina e da área.
Desde agosto de 2001 nossa instituição, por decisão unanime do Conselho de Administração, e em homenagem a quem conduziu seus destinos por mais de 23 anos, adotou o nome de Fundação Ciências Médicas de Rosário “Professor Dr. Rafael M. Pineda”.
Seu conselho diretivo está representado por membros da comunidade, profissionais da saúde, representantes de empresas e das diferentes profissões da cidade de Rosário, assim como de alunos já graduados.
Os objetivos fundamentais da Fundação são contribuir permanentemente para a hierarquização da assistência médica e o crescimento técnico e acadêmico do Hospital Escola e de sua Faculdade de Medicina, tanto em sua face de centro referencial de saúde, integrado e articulado a rede estadual, como na face de centro de docência com formação de alunos e profissionais. Incentivando e respaldando a investigação básica e clínica, e colaborando com o aprimoramento e sustentabilidade da atenção da saúde pública na região.
A cotidiana materialização destes objetivos demanda uma constante geração e mobilização de fundos e recursos. Como integrante da esfera não governamental e sem fins lucrativos, cada tarefa individual e grupal dos membros da Fundação transportam um apelo as forças vivas da comunidade, que respondem de forma permanente.
Sua manutenção está baseada no investimento adequado e solidário dos fundos que arrecadam para sua obra. O trabalho da Fundação resgata com vigor e ações o conceito de patrimônio e sensibilidade social, tão próprios da história do Centenário, em benefício da comunidade que se atende em centros de atenção pública, unida destinatária do nosso serviço.
A medicina do século XXI apresenta novas fronteiras de conhecimento. Para a Fundação, se trata de novos desafios que, uma vez mais, têm que ativar o conjunto de vontades que em nossa sociedade podem e devem levar adiante as ações que permitem avançar em técnica e intelectualmente naquele sentido.
A Fundação Ciências Médicas se encontrar hoje nesta realidade, dando pleno impulso a um de seus projetos mais ambiciosos – um hospital Centenário de cara ao novo milênio, que responda as demandas de uma qualidade de vida melhor, baseado no respeito e no direito de toda a comunidade, o que inclui a Faculdade de Ciências Médicas e os Hospitais Escola.